Vendas

Santa-marienses aproveitam o último dia do ano para ir às compras

BATCH


Fotos: Pedro Piegas

Em um cenário com certa dificuldade de se projetar como seriam as comercializações para as festas de final de ano, em função da pandemia, o Sindigêneros percebe uma diferença positiva ao ser feita uma comparação com o mesmo período do ano passado. A entidade detectou, em Santa Maria, uma maior movimentação nos estabelecimentos comerciais do setor supermercadista, com fluxo mais intenso sendo percebido também neste último dia do ano.

_ Em 2020, a ceia foi bem diferente. As pessoas, praticamente, não estavam quase saindo de casa. Então, realmente, os movimentos nos mercados eram bem menores, mais restritos. Esse ano está diferente_ comenta o presidente do Sindigêneros, Eduardo Stangherlin.

Com uma expectativa de vendas semelhante à projetada pela Associação Gaúcha de Supermercado (Agas), o sindicato prospecta, para as festas de final de ano, um acréscimo de comercializações de, em média, 10%.

Quem aproveitou a folga nesta sexta-feira para ir ao mercado é Lenir Eidt, 63 anos. A família da cozinheira fará ceia para receber o ano novo mas, para isso, foi realizada economia durante alguns meses anteriores, já com foco data. Porém, mesmo assim, foi necessário diminuir as comercializações. _ Eu vou comprar tudo o que eu comprava, mas bem menos, por causa do preço_ explica a cozinheira.


Confira os horários de funcionamento dos serviços durante o feriado de ano novo

No supermercado onde Lenir fazia as compras, a carne e os espumantes estão entre os principais itens comercializados para essa época de virada de ano. Carne para churrasco que fez também José Roberto Ferraz, 57 anos, ir às compras. Para isso, a pesquisa de preços, sem deixar de levar em consideração a qualidade dos produtos, fez parte do momento.

_ Para mim, foi acessível. Até os preços estão altos, mas está variável também. Você pode pechinchar, procurar promoções, com as quais leva algo para casa_ comenta Ferraz.

Entre os itens com maior expectativa de venda pelo setor supermercadista durante o mês de dezembro estão os espumantes, com projeção de comercialização de mais de cinco milhões de garrafas. Entram nesta lista de expetativas também a venda de panetones, com pelo menos quatro milhões de unidades sendo compradas no estado. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Economia